sábado, 31 de maio de 2014

#12 - Entendendo os X-Men nos quadrinhos - Parte 3

                           ATENÇÃO - Esta matéria contém spoilers de histórias dos X-Men nas HQs. Leia por sua conta e risco.

Lembrete: conto aqui apenas o BÁSICO de como os X-Men mudaram para a formação atual nos quadrinhos. Recomendo a leitura das HQs citadas para maiores detalhes e histórias paralelas que com certeza agregam ao histórico dos mutantes.

Já vimos vimos personagens queridos morrerem e novos casais se formarem (Parte 1) e também vimos a redução drástica da população com gene X e o fim da equipe mutante após a destruição do Instituto Xavier (Parte 2). O ano é 2008 e a revista X-Men: Manifest Destiny mostra os mutantes, após um tempo separados no arco de história Divided We Stand, mais uma vez reunidos por Ciclope e Emma Frost para montar uma comunidade mutante na cidade de São Francisco. 


- Capa das cinco edições principais de X-Men: Manifest Destiny que acompanha a mudança dos mutantes para São Francisco.

Bobby Drake / Iceman / Homem de Gelo / São San Francisco / Golden Gate Bridge Ponte / CaliforniaEmma Frost / White Queen / Lombard Street Rua / São San Francisco / CaliforniaPeter Rasputin / Colossus / Cable Car Bondinho / São San Francisco / CaliforniaKurt Wagner / Nightcrawler / Noturno / Coit Tower Torre / São San Francisco / CaliforniaAlison Blaire / Dazzler / Cristal / Broadway Street Rua / São San Francisco / California

Não leva muito tempo para que haja conflito com a população local que quer aprovar uma lei limitando a reprodução mutante, e na série Utopia (2009) os mutantes lutam por seus direitos com protestos intensos por toda cidade (abaixo, figura 1) e são confrontados por um time de vilões se passando pelos Vingadores. Como assim? Devido a fatos ocorridos no evento Secret Invasion (2008), o vilão Norman Osborn (Duende Verde) acabou sendo nomeado o novo diretor da SHIELD, renomeou a agência para HAMMER e formou um time semelhante aos Vingadores formado por vilões (abaixo, fig.2). Os mutantes se vêem rendidos, mas o líder Ciclope como sempre tem um plano. Retirado das profundezas do mar, a antiga base do vilão Magneto conhecido como Asteróide M se torna uma ilha á alguns quilômetros do litoral da cidade e uma nova moradia para a população mutante sem interferência do povo e das leis americanas (abaixo, fig.3).

Dr. Henry McCoy / Beast / Fera

- Capa das cinco primeiras das seis partes do arco Utopia (2009) que envolveu as revistas Uncanny X-Men e Dark Avengers:


Também sofrendo ataques de Norman Osborn a quem se aliou e traiu durante os eventos de Utopia, Namor, o rei da cidade submersa de Atlantis, é obrigado a deixar seu orgulho de lado e aceitar refúgio nos arredores da ilha dos mutantes para combater as ameças (abaixo, fig.1). De volta á revista Uncanny X-Men, somos surpreendidos com o vilão Magneto, impressionado com a liderança de Ciclope, pedindo para se unir ao grupo dos mutantes (abaixo, fig.2). Ainda no mesmo arco de história, chamado Nation X, a força Phoenix que se encontrava presa nos corações de cristais das trigêmias Stepford Cuckoos inesperadamente se liberta e desaparece (abaixo, fig.3).


- Abaixo, algumas das artes que ilustraram as capas da revista Uncanny X-Men:


 E no evento Second Coming (2010) temos o retorno do futuro do mutante Cable trazendo a Messiah mutante que foi enviada para ser criada no futuro ainda bebê e agora retorna como uma adolescente chamada Hope (abaixo, fig.1) e de imediato a equipe já tem de enfrentar os esforços do super-sentinela futurístico Bastion (abaixo, fig.2) que objetiva o fim dos mutantes a todo custo. Hope manisfesta um grande poder que acaba com Bastion e mais tarde, Emma Frost se espanta ao ver sinais da Força Phoenix na garota, mas o que importa para Ciclope é que cinco novos mutantes são detectados no mundo (abaixo, fig.3). Ao que tudo indica, Hope realmente veio para salvar a raça mutante.


- Algumas das capas do evento X-Men: Second Coming (2010) pelo artista David Finch:


Na história Schism (2011) Ciclope deixa a escolha de lutar ou fugir nas mãos da mutante Idie de apenas 14 anos numa situação de risco que acaba levando a jovem a matar vários capangas (abaixo fig.1). Wolverine e Ciclope discordam sobre a utilização de jovens mutantes em situações de batalha e após quase se matarem por essa e outras diferenças ideológicas (abaixo, fig.2), Logan abandona a ilha de Utopia levando consigo os mutantes mais novos e alguns velhos aliados com o objetivo de reabrir o antigo instituto mutante em Nova York (abaixo, fig.3) mas agora o renomeando-o como Escola Jean Grey Para Aprendizagem Avançada. Para isso a Marvel lançou a revista Wolverine e os X-Men que acompanha Logan como o diretor da nova escola junto de Fera e Lince Negra entre outros.


- Diferentes momentos na relação de Ciclope e Wolverine em capas que acabou por lever á divisão da equipe mutante:


Ciclope liderando Utopia na California, Wolverine dirigindo o novo Instituto em Nova York e todos no aguardo de como Hope será de importância para tirar a população mutante da beira da extinção.
Veja como a história continua na próxima e última parte da matéria aqui no blog nas próximas semanas.
Adicione o blog aos favoritos, indique aos amigos que gostam da Marvel e até o próximo sábado!
=====

Nenhum comentário:

Postar um comentário