sábado, 3 de maio de 2014

#08 - Entendendo os X-Men nos quadrinhos - Parte 2

                      ATENÇÃO - Esta matéria contém spoilers de histórias dos X-Men nas HQs. Leia por sua conta e risco.

Lembrete: conto aqui apenas o BÁSICO de como os X-Men mudaram para a formação atual nos quadrinhos. Recomendo a leitura das HQs citadas para maiores detalhes e histórias paralelas que com certeza agregam ao histórico dos mutantes. 

Seguindo a história de onde paramos (clique aqui para ler a Parte 1), os mutantes foram abandonados pelo desiludido Professor Xavier, mas Scott Summers (Ciclope), agora se relacionando com Emma Frost após a morte de Jean Grey, decide reabrir a escola para jovens mutantes. Foi assim que deu início a revista Astonishing X-Men em 2004 escrita por Joss Whedon que hoje conhecemos como o diretor dos filmes dos Vingadores.

- Imagem do grupo no comando de Ciclope na revista Astonishing X-Men #1:

Kitty Pryde (Shadowcat), Dr. Henry McCoy (Beast), Scott Summers (Cyclops), Logan (Wolverine) and Emma Frost (White Queen)

- Algumas das capas da revista Astonishing X-Men pelo artista John Cassaday:

Logan (Wolverine), Emma Frost (White Queen), Piotr Rasputin (Colossus), Kitty Pryde (Shadowcat), Dr. Henry McCoy (Beast) and Scott Summers (Cyclops).Emma Frost (White Queen) and Scott Summers (Cyclops).Logan (Wolverine), Emma Frost (White Queen), Scott Summers (Cyclops), Kitty Pryde (Shadowcat) and Dr. Henry McCoy (Beast).Logan / WolverinePiotr Rasputin (Colossus) and Kitty Pryde (Shadowcat)

Ainda que bem aclamado pelos fãs com ótimas histórias trazendo de volta ao time principal Lince Negra e Colossus, que por anos foi considerado morto, os fatos que mais marcaram os mutantes se passaram em eventos a parte das histórias de Whedon.

O destino da Phoenix sem Jean Grey:
A entidade cósmica tira a Garota Marvel do túmulo (abaixo, 1ª fig.) e mais uma vez coloca o mundo em perigo na série Phoenix - Endsong (2005). Ao convencer Jean Grey a voltar pro túmulo, a força Phoenix ainda fraca vai atrás de um novo hospedeiro, e encontra sua chance nas alunas mutantes trigêmeas Stepford Cuckoos (abaixo, 2ª fig.). Essa história é retratada na série Phoenix - Warsong (2006), onde as garotas possuídas, após aprontarem um pouco com todo o poder da Phoenix e quase serem controladas para acabar com os mutantes,  acabam por prender a força cósmica dividindo-a em seus corações que na forma de cristal não a deixa se manifestar (abaixo, 3ª fig.).

Phoenix Force and Jean Grey (Marvel Girl)Phoenix Force and Stepford CuckoosPhoenix Force and Stepford Cuckoos

- Capas das cinco edições de X-Men: Phoenix - Endsong (2005) pelo artista Greg Land:

Jean Grey / PhoenixJean Grey (Phoenix), Dr. Henry McCoy (Beast), Scott Summers (Cyclops), Emma Frost (White Queen) and Logan (Wolverine)Jean Grey (Phoenix) and Logan (Wolverine)Scott Summers (Cyclops) and Emma Frost (White Queen)Jean Grey / Phoenix

O quase fim do gene X:
Lançada entre as séries da Phoenix acima, o evento House of M (2005) apresentou o maior golpe que a população mutante poderia levar. A filha mutante de Magneto, Wanda Maximoff (Feiticeira Escarlate), perde o controle de seus crescentes poderes em alterar as probabilidades e acaba por alterar toda a realidade e as memórias de todos os seres do planeta Terra buscando que houvesse paz no mundo e o contentamento de seu pai (abaixo, fig.1). Quando alguns heróis recobram suas verdadeiras memórias e os conflitos voltam a surgir, Wanda usa novamente seus poderes para voltar o mundo ao normal como era antes, só que desta vez sem mutantes (abaixo, fig.2). O feitiço de Wanda reduz o número da população mutante para apenas 198 indivíduos (o restante perdeu seus poderes) que são convidados por Ciclope a se manterem unidos se alojando no terreno do Instituto Xavier ainda que vigiados por sentinelas impostos pela segurança nacional para protege-los (abaixo, fig.3). A repercussão desse fato foi mostrada nas revistas com o título Decimation e X-Men: The 198.


- Capas das cinco primeiras das oito edições de House of M (2005) pelo artista Esad Ribic:


Segredos destroem relacionamentos:
Se o risco de extinção poderia trazer Professor X de volta ao Instituto, essa possibilidade acaba na história Deadly Genesis (2005). Os X-Men descobrem antigos segredos bem obscuros de Charles Xavier como mortes de jovens mutantes que já estiveram sob sua responsabilidade (abaixo, fig.1) e seu ato desesperado que o levou a apagar as memórias de quem soubesse do fato. As revelações só ocorrem pela volta de um dos jovens considerados mortos, Gabriel Summers (Vulcan), irmão de Ciclope (abaixo, fig.2). Sentindo-se traído, Scott bane o Professor do Instituto (abaixo, fig.3).


- Capas das cinco primeiras das seis edições de X-Men - Deadly Genesis (2005) pelo artista Marc Silvestri:


Uma luz no (longínquo) fim do túnel:
Lutando para não se tornarem extintos, os X-Men passam por seus piores momentos até que dois anos depois surge uma esperança. No evento Messiah Complex (2007) a equipe de Ciclope se encontra numa disputa pela posse do primeiro bebê mutante nascido desde os eventos em House of M. E como se não bastasse uma fera, Predator X (abaixo, fig.1) devoradora de mutantes a solta, a Escola Xavier mais uma vez vai ao chão durante batalha quando inimigos reprogramam os sentinelas que estavam de guarda para atacar os mutantes (abaixo, fig.2). Por fim, acreditando que a criança de alguma forma seja a salvação da raça mutante, ela termina sendo entregue a Cable (filho de Ciclope que utiliza viagem no tempo)  para ser criada no futuro longe de ameaças até que esteja pronta para retornar ao presente e cumprir o seu papel de messiah (abaixo, fig.3). Dessa vez é Ciclope que decide não mais reconstruir o Instituto e desmanchar os X-Men.


- Capas de algumas das treze edições do evento Messiah Complex (2007) pelo artista David Linch:


Beirando a extinção, esperando uma possível salvação voltar do futuro e com o Instituto sem planos de voltar a ser erguido.
Saiba como segue a equipe mutante na próxima parte da matéria.
Compartilhe o blog com os amigos e até o próximo sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário