ATENÇÃO - Esta matéria contém spoilers de histórias dos X-Men nas HQs. Leia por sua conta e risco.
As histórias que vemos nos desenhos animados e filmes dos X-Men se baseiam sempre na mesma premissa. Professor Charles Xavier reúne mutantes no Instituto Xavier Para Aprendizagem Avançada e defendem tanto os mutantes dos terríveis robôs Sentinelas quanto os humanos dos ataques "terroristas" de Magneto. Acrescente aí a inocente Jean Grey se tornando a ameaçadora Fênix e o mutante Apocalipse querendo dominar o mundo no final e a fórmula parece estar completa.
As histórias que vemos nos desenhos animados e filmes dos X-Men se baseiam sempre na mesma premissa. Professor Charles Xavier reúne mutantes no Instituto Xavier Para Aprendizagem Avançada e defendem tanto os mutantes dos terríveis robôs Sentinelas quanto os humanos dos ataques "terroristas" de Magneto. Acrescente aí a inocente Jean Grey se tornando a ameaçadora Fênix e o mutante Apocalipse querendo dominar o mundo no final e a fórmula parece estar completa.
Famosa formação do time mutante nos anos 90. |
- As diferentes séries animadas dos mutantes e a coleção dos filmes iniciada no ano 2000 (centro).
Então um dia você resolve começar a acompanhar a atual história dos mutantes nos quadrinhos e percebe que nada mais é o mesmo. Não existe mais Professor X ou seu instituto como era, Magneto deixou de ser um grande vilão e quem agora está fugindo da lei por seus atos duvidosos é o ex-líder da equipe, Scott Summers (Ciclope).
Pois é, com os recentes 50 anos completos de histórias, os X-Men mudaram e bastante.
Um inesperado ataque.
Pra entender como chegamos nesse ponto é necessário voltar ao início do século. Foi em 2001 que a revista New X-Men (escrita por Grant Morrison) nos deu o último vislumbre dos X-Men que estamos acostumados. Professor X em seu instituto tem sua equipe quase original com Garota Marvel, Ciclope, Fera e Wolverine (1ª figura abaixo) enquanto Magneto reina um santuário mutante na ilha de Genosha. As mudanças começam quando a vilã Cassandra Nova (2ª figura abaixo) ordena um grupo de Sentinelas de surpresa pra ilha de Genosha o que causa o genocídio de grande parte da população mutante (3ª figura abaixo).Formação dos X-Men ao final de 2012 divididos em diferentes grupos ideológicos. |
Um inesperado ataque.
A nova integrante da equipe.
Entra então a personagem telepata Emma Frost. Conhecida por um bom tempo como a Rainha Branca do grupo de vilões Clube do Inferno, Emma é uma das poucas sobreviventes do genocídio ao desenvolver a capacidade de transformar seu corpo em diamante (1ª fig. abaixo) e acaba sendo convidada a fazer parte dos X-Men (onde está como personagem regular até os dias atuais) quando ajuda o time a eliminar a ameaça de Cassandra Nova (2ª fig. abaixo). O sempre abordado romance de Scott Summers e Jean Grey passa por maus momentos e com o tempo o mocinho acaba por se envolver "telepaticamente" com a nova integrante do time pra desgosto de Jean que ao descobrir deixa a relação sem futuro certo (3ª fig. abaixo).
- Capas de New X-Men com a adição da telepata Emma Frost ao grupo e sua rivalidade com Jean Grey.
A eterna guerra e o toque da morte.
No clímax do arco de histórias de Morrison, temos o embate dos mutantes contra Magneto que estava difarçado como outro mutante, Xorn, no Instituto aguardando o momento certo pra vingar o massacre de Genosha. Achando que neutralizou todos os X-Men, ele lidera um grande ataque á população de Nova York (1ª fig. abaixo), e quando é confrontado pelo time mutante provoca a morte de Jean Grey (2ª fig. abaixo) antes de ser decapitado por um irado Wolverine (3ª fig. abaixo).
- Capas de New X-Men com diferentes momentos de Xorn/Magneto. De infiltrado no instituto ao seu ataque final.
A desesperança de um líder.
Ressentido por todo o ocorrido, o Professor Xavier decide abandonar os X-Men e seu Instituto, o qual foi destruido durante batalha. Por fim, com a morte de Jean Grey, Ciclope segue seu relacionamento com Emma Frost, e agora sem o Professor X presente, cabe a ele decidir o futuro do time mutante.
IMPORTANTE: Apesar da morte de Jean Grey ter sido verdadeira, a de Magneto criou polêmica. A Marvel tinha planos para o personagem e também não o queria visto como assassino de Nova Iorquinos, então anunciou oficialmente que o que antes era apenas um difarce de Magneto, o mutante Xorn, não era mais um disfarce mas sim um personagem á parte que copiou para si a forma física e poderes de Magneto para liderar o ataque á cidade, deixando assim o verdadeiro mestre do magnetismo vivo para ser usado em futuras histórias.
Conseguirá Ciclope manter o grupo unido? E quais os planos da Marvel pro mestre do magnetismo?
Veja na próxima parte da matéria, até o próximo sábado!
<Atualizado 03/05 - Entendendo os X-Men nos quadrinhos - Parte 2>
=====
Senti falta da parte 2 :(
ResponderExcluirParte 2 chegando neste sábado (03/05). ;)
Excluir